2012: VIVER CADA VEZ MELHOR!


Neste tempo de expectação do adeus ao Ano Velho, ocorreu-me uma daquelas lembranças que insistem em me advertir que não é só o ano, mas eu também estou ficando velho. Sem ter nem pra quê, recordei-me de uma célebre frase de Omar Cardoso, verdadeiro mantra do pensamento positivo: “Todos os dias, sob todos os pontos de vista, eu vou cada vez melhor!”

Omar Cardoso foi o astrólogo mais famoso do Brasil. Nos anos 70, eu ainda menino, ouvia o horóscopo que ele apresentava no rádio. Ele também interpretava o significado dos sonhos. Nestes dias, encontrei num site um desses áudios, no qual o célebre astrólogo, que entre outras coisas, foi sociólogo, ensaísta e antropólogo, falava sobre sonhar com agulha:

Sonhar com agulha, em geral é mau sinal. Se for agulha de costura: desgosto causado por um ferimento do seu amor-próprio. Agulha de tricô: mexericos e intrigas. Enfiar a linha em uma agulha: realização de matrimônio. Ver a agulha quebrar-se, partir-se: perda de dinheiro, de emprego ou de situação. Na mulher, também pode indicar doença uterina. Interpretação psicanalítica: agulha é um símbolo sexual.

Essa história de horóscopo e de adivinhar o sentido dos sonhos é muito mais velha que eu e o grande Omar Cardoso. Desde tempos longínquos, muitos tentam prever o futuro, carregado de sonhos e incertezas. Segundo Heródoto, Ciro teria dito: “os deuses velam por mim e me predizem tudo o que se trama contra mim,” enquanto Cícero, tempos mais tarde, que “se não existem deuses, não há sinais do futuro: mas existem deuses; portanto, nos instruem sobre o futuro.”

Para ler os sinais do futuro, profetas e adivinhos se valiam de diversas formas de predição. Com a astrologia, tentavam decifrar a influência dos corpos celestes sobre os corpos das pessoas, sobre suas características psicológicas e seu destino. Este, porém, poderia estar escrito não apenas nas estrelas, mas nas vísceras de animais sacrificados, na sorte lançada nos dados ou búzios, nas linhas gravadas na palma da mão, ou ainda, contido em sonhos proféticos.

Tentando desvendar sinais do futuro, vez por outra algum adivinho anuncia uma data para o fim do mundo. A última de que ouvi falar é 21/12/2012, que teria sido calculada com base num calendário maia. Foi feito até um filme, que faz alusão a esse calendário e apresenta eventos cataclísmicos que, supostamente, acontecerão no ano que vem. Só que a NASA, nestes dias, garantiu que podemos ficar tranquilos: o mundo não vai acabar em 2012.

Eu, de minha parte, penso que nossa confiança de que o mundo não vai acabar no próximo ano não deve residir apenas na garantia científica da NASA, muito menos nas previsões de astrólogos, dos que jogam búzios ou praticam qualquer outra arte divinatória.

Da parte da ciência, sabemos que se o mundo teve um começo, um dia terá um fim. Mas ninguém pode antever com precisão essa data. Segundo a Superinteressante, se nosso planeta fosse uma pessoa com expectativa de vida de 80 anos, atualmente estaria na terceira idade, com 66 anos, o que nos daria mais ou menos um bilhão de anos pela frente. Mas a mesma revista nos alerta para os perigos naturais e artificiais que nos rondam, que incluem os mais de mil asteroides perto da Terra e as vinte e duas mil ogivas nucleares espalhadas pela Terra.

Já para os adivinhos que querem marcar no calendário uma data para o fim do mundo, basta lembrar os ensinamentos do Mestre Jesus. O dia e a hora ninguém os conhece, nem os anjos do céu, nem o Filho, ninguém senão o Pai, e só Ele. Então, por que se preocupar com previsões de pessoas a quem não é dado conhecer o dia nem a hora? Não seria melhor cuidarmos do mundo que nos é dado para viver e, principalmente, das pessoas que habitam esse mundo? Só na abertura ao amor podemos encontrar alguma garantia de que nós mesmos não acabaremos com o mundo.

Por isso, neste tempo de adeus a 2011, o mais importante que posso tirar da lembrança do famoso astrólogo não é o horóscopo que eu ouvia pelo rádio, no qual nunca acreditei, embora achasse bonito. Também não é a interpretação de sonhar com agulha, pois sonhando ou não com ela, não me permito ver a chegada de 2012 como um mau sinal. O que me importa é aquela frase marcante de Omar Cardoso, que nunca saiu completamente da minha memória, e que agora transformo em paráfrase, para desejar a todos um Ano Novo repleto das bênçãos dos céus: Que em 2012, todos os dias, sob todos os pontos de vista, nós possamos viver cada vez melhor!

Comentários

  1. Legal o texto mestre.
    O futuro a Deus pertence, diz a sabedoria popular. O fim do mundo, que para nós representa a volta de Cristo, ninguém sabe a o dia, hora ou data. Só Deus!
    De toda forma, temos compromissos e responsabilidades nesse mundo. Devemos lutar para torná-lo melhor.
    Feliz 2012!!!
    Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário