Nós, os juízes, e a busca da sabedoria

Nós, os juízes, integramos um seleto grupo de homens e mulheres, ao qual é confiado um importante serviço no seio da sociedade: aquilatar a conduta humana, dirimir conflitos, pacificar com justiça. Calamandrei falando do valor desse mister, chegou a dizer que o juiz é o direito feito homem, e dirigiu a cada um de nós esta saudação:

Como não o amar, quando sei que aquela assistência contínua a cada ato meu, que o direito me promete, só pode efetuar-se na realidade através da sua obra? Quando o encontro em meu caminho e me inclino diante de você com reverência, há na minha saudação um encanto de reconhecimento fraterno. Sei que, de tudo o que me é intimamente mais caro, você é o guardião e o avalista; em você, saúdo a paz do meu lar, minha honra e minha liberdade. (1988, p. 12)... Para continuar a leitura clique aqui.

Comentários