Machado de Assis.



Desde que tomei gosto pelos livros, tomei gosto por Machado de Assis. Seu humor fino, seu dizer muito com palavras poucas. Eis algumas de suas frases impagáveis:
“Primeira emoção da minha juventude, que doce me foste! Tal devia ser, na criação bíblica, o efeito do primeiro sol. Imagina tu esse efeito do primeiro sol, a bater, de chapa na face de um mundo em flor. Pois foi a mesma cousa, leitor amigo, e se alguma vez contaste dezoito anos, deves lembrar-te que foi assim mesmo...”

“...mas filosofia é uma cousa, e morrer de verdade é outra; adeus...”

“... aos quinze anos, tudo é infinito...”

“A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre, por mais vontade que tenha de as infringir, deslavadamente... “

“A maternidade tem dessas incoerências, a felicidade também, e por fim a esperança, que é a meninice do mundo...”

“...Nem sempre os filhos reproduzem os pais. Camões afirmou que de certo pai só se podia esperar tal filho, e a ciência confirma esta regra poética. Pela minha parte creio na ciência como na poesia, mas há exceções, amigo. Sucede, às vezes, que a natureza faz outra cousa, e nem por isso as plantas deixam de crescer e as estrelas de luzir. O que se deve crer sem erro é que Deus é Deus; e, se alguma rapariga árabe me estiver lendo, ponha-lhe Alá. Todas as línguas vão dar ao céu.”

“...a hipérbole é deste mundo, e as orelhas da gente andam já tão entupidas que só à força de muita retórica se pode meter por elas um sopro de verdade...”

“Deus, quando quer ser Dante, é maior que Dante...”

“Nem tudo se perde nos bancos; o mesmo dinheiro, quando alguma vez se perde, muda apenas de dono.”

“Uma cousa é citar versos, outra é crer neles.”

“Onde é que não há cascas de banana? Nem no céu, onde não se come outra fruta, com toda certeza, que é fruta celestial. Mate-me Deus com bananas.”

Comentários